Telemar

Telemar

A Telemar foi uma holding criada em 1998, a partir da cisão da Telebrás para a privatização das empresas de telecomunicações, formada por 16 empresas operadoras do Norte, do Nordeste, e Leste do Brasil.

BREVE DESCRIÇÃO

O consórcio AG Telecom detinha o controle da holding Telemar, e era constituído da seguinte forma: Andrade Gutierrez Telecomunicações (21,2%), grupo Inepar (20%), grupo Macal (20%), Fiago Participações e Fundo de Investimento Nacional (18,8%). O nome da companhia era a união de duas palavras: tele, com referência ao serviço de telefonia, e mar, já que, inicialmente, atuava no litoral nordeste e norte do país.

1) Projeto de Interconexão

O DESAFIO

A Telemar necessitava de uma empresa parceira de tecnologia para resolver os seguintes problemas de interconexão:

  • Otimização e homogeneização dos processos necessários para a realização do clearing;
  • Redução de custos relativos a despesas operacionais de interconexão.

SOLUÇÃO

A Hexacta foi contratada para endereçar os problemas de interconexão da Telemar. Abaixo são listadas as principais atividades desenvolvidas no projeto:

  • Elaboração de cenários para a avaliação de soluções/alternativas de Clearing;
  • Levantamento de requerimentos técnicos, funcionais e TCO dos sistemas de Clearing;
  • Identificação das oportunidades para otimização de processos e centralização dos mesmos;
  • Implementação de sistema de lançamento contábil, certificação de bilhetagem, relatórios para área de negócios.

Os resultados atingidos pela Telemar foram:

  • Redução projetada de despesas operacionais superior a R$5M/ano;
  • Aumento de receita estimado de R$25M/ano;
  • Redução do número de contestações;
  • Aumento de produtividade da área de interconexão;
  • Otimização e unificação de 10 processos diferentes.;

2) Projeto de Revenue Assurance

O DESAFIO

Com o objetivo de redução de perda de receita em sua operação, a Hexacta foi contratada para implementar uma solução para endereçar os problemas abaixo:

  • Implantar mecanismos de leitura diária, bem como verificação de integridade e consistência, da mediação da Telemar (pulsos), como fundamento para o programa de Revenue Assurance da empresa
  • LRedução do número de contadores não faturados e redução do tempo de mediação e faturamento
  • Processamento do ciclo completo antes do início da jornada de trabalho

SOLUÇÃO

A Hexacta desenvolveu a solução de revenue assurance para a Telemar contemplando as atividades abaixo:

  • Análise dos processos de coleta utilizados nas principais operadoras da Telemar
  • Identificação de best practices e desenho dos novos processos
  • Montagem da infraestrutura e implantação dos sistemas necessários para automatização do processo de coleta diária, tratamento e envio para faturamento
  • Execução de piloto no RJ com implementação no estados do RJ, MG e ES e posterior roll-out para toda a rede Telemar

Com a implementação da solução desenvolvida pela Hexacta, a Telemar atingiu os seguites resultados:

  • Redução projetada de despesas operacionais superior a R$ 5 milhões / ano
  • Aumento de receita estimado de R$ 25 milhões / ano
  • Redução do número de contestações
  • Aumento de produtividade da área de interconexão
  • Otimização e unificação de 10 processos diferentes

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